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Curso Online de Hebraico

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    • Lição1.1
      VERIFIQUE SE SEU E-MAIL ESTÁ CORRETO
    • Lição1.2
      PARTICIPE DO GRUPO NO TELEGRAM!
  • Capítulo 1 2

    O ALEF-BET

    • Lição2.1
      Aula 1: Alef a Hey 15 min
    • Lição2.2
      Aula 2: Vav a Nun 14 min
    • Lição2.3
      Aula 3: Sameh a Taf 15 min
    • Lição2.4
      Aula 4: Letras “sofit” 11 min
    • Lição2.5
      Aula 5: Resumo 10 min
    • Lição2.6
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 1 – atualizado em 15/11/2020
    • Lição2.7
      Links extras
    • Quiz2.1
      Quiz: Capítulo 1 8 questões
    • Quiz2.2
      Quiz extra 8 questões
  • Capítulo 2 13

    SINAIS MASSORÉTICOS

    • Lição3.1
      Aula 1: Sistema de Sinais Massoréticos 16 min
    • Lição3.2
      Aula 2: As Vogais (Parte I) 06 min
    • Lição3.3
      Aula 3: As Vogais (Parte II) 17 min
    • Lição3.4
      Aula 4: Exemplos com a Vogal A 12 min
    • Lição3.5
      Aula 5: Exemplos com a Vogal E 08 min
    • Lição3.6
      Aula 6: Exemplos com a Vogal I 13 min
    • Lição3.7
      Aula 7: Exemplos com a Vogal O 10 min
    • Lição3.8
      Aula 8: Exemplos com a Vogal U 09 min
    • Lição3.9
      Aula 9: Exemplo com Sinalizador de Consoante ‘Muda’ (Shvá) 15 min
    • Lição3.10
      Aula 10: Resumo 05 min
    • Lição3.11
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 2 – gabarito atualizado em 06/02/18
    • Lição3.12
      Links extras
    • Quiz3.1
      Quiz: Capítulo 2 8 questões
  • Capítulo 3 7

    VOCABULÁRIO BÁSICO

    • Lição4.1
      Aula 1: Vocabulário Parte I 10 min
    • Lição4.2
      Aula 2: Vocabulário Parte II 13 min
    • Lição4.3
      Aula 3: Vocabulário Parte III 10 min
    • Lição4.4
      Aula 4: Vocabulário Parte IV 14 min
    • Lição4.5
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 3 (atualizado em 07/02/2020)
    • Lição4.6
      Links extras
    • Quiz4.1
      Quiz: Capítulo 3 8 questões
  • Capítulo 4 7

    EXPRESSÕES DO DIA A DIA

    • Lição5.1
      Aula 1: Saudações e Palavras de Cortesia 13 min
    • Lição5.2
      Aula 2: Mais Saudações 11 min
    • Lição5.3
      Aula 3: Cumprimentos I 11 min
    • Lição5.4
      Aula 4: Cumprimentos II 15 min
    • Lição5.5
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 4 – atualizado em 07/02/2020
    • Lição5.6
      Links extras
    • Quiz5.1
      Quiz: Capítulo 4 8 questões
  • Capítulo 5 8

    PRONOMES PESSOAIS

    • Lição6.1
      Aula 1: Introdução aos pronomes pessoais 07 min
    • Lição6.2
      Aula 2: Verbo Ser no Presente 08 min
    • Lição6.3
      Aula 3: Verbo Estar no Presente 09 min
    • Lição6.4
      Aula 4: Exercícios I 10 min
    • Lição6.5
      Aula 5: Exercícios II 07 min
    • Lição6.6
      Aula 6: Exercícios III 11 min
    • Lição6.7
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 5 – atualizado em 07/02/2020
    • Quiz6.1
      Quiz: Capítulo 5 8 questões
  • Capítulo 6 8

    AS LETRAS DE USO

    • Lição7.1
      Aula 1: O Artigo Definido “ha” 06 min
    • Lição7.2
      Aula 2: A Conjunção “ve” 05 min
    • Lição7.3
      Aula 3: A Preposição “be” 13 min
    • Lição7.4
      Aula 4: A Preposição “le” 14 min
    • Lição7.5
      Aula 5: O pronome relativo/conjunção “she” 05 min
    • Lição7.6
      Aula 6: Resumo 03 min
    • Lição7.7
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 6 – atualizado em 07/02/2020
    • Quiz7.1
      Quiz: Capítulo 6 8 questões
  • Capítulo 7 7

    OS EQUIVALENTES À PREPOSIÇÃO "DE"

    • Lição8.1
      Aula 1: A Preposição “me” 10 min
    • Lição8.2
      Aula 2: A Preposição “shel” 07 min
    • Lição8.3
      Aula 3: A Preposição “et” 12 min
    • Lição8.4
      Aula 4: A Preposição “le” 03 min
    • Lição8.5
      Aula 5: Resumo 03 min
    • Lição8.6
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 7 (atualizado em 07/02/2020)
    • Quiz8.1
      Quiz: Capítulo 7 8 questões
  • Capítulo 8 7

    SINGULAR E PLURAL

    • Lição9.1
      Aula 1: Flexão de Substantivos 09 min
    • Lição9.2
      Aula 2: Flexão de Adjetivos 09 min
    • Lição9.3
      Aula 3: Flexão de Substantivos com Adjetivos 08 min
    • Lição9.4
      Aula 4: Exceções 13 min
    • Lição9.5
      Aula 5: Resumo 03 min
    • Lição9.6
      Material Auxiliar (PDF): Capítulo 8 – atualizado em 07/02/2020
    • Quiz9.1
      Quiz: Capítulo 8 8 questões
  • Capítulo 9 6

    DIÁLOGO BÁSICO

    • Lição10.1
      Aula 1: Apresentação do Diálogo 02 min
    • Lição10.2
      Aula 2: Análise do Diálogo (Parte I) 10 min
    • Lição10.3
      Aula 3: Análise do Diálogo (Parte II) 12 min
    • Lição10.4
      Material auxiliar (PDF): Capítulo 9 – atualizado em 07/02/2020
    • Lição10.5
      Links extras
    • Quiz10.1
      Quiz: Capítulo 9 8 questões
  • SUPER QUIZ 2

    50 QUESTÕES PARA VOCÊ EXERCITAR

    • Quiz11.1
      Super Quiz – parte 1 25 questões
    • Quiz11.2
      Super Quiz – parte 2 25 questões
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      14 Comentários

    1. Pedro Cassar
      17 de setembro de 2018
      Responder

      Shalom, querido moré.
      Uma pequena curiosidade:
      Percebi que sua pronúncia do “reish” ora se assemelha a um “L” ao meu ouvido brasileiro ora a um “R” francês (como no verbo prendre). Isso é devido ao sotaque de onde o senhor veio?
      Eu, por exemplo, sou carioca e, como deve saber, pronuncio o “s” final como “sch”.

      Grande abraço.

      • Dror Marko
        22 de setembro de 2018
        Responder

        É comum mesmo que as pessoas que não estão acostumadas confundam com L, principalmente quando o reish não tem vogal acompanhando. Mas Israel é um país muito pequeno para existirem “sotaques” regionalizados. A maioria dos israelenses pronunciam assim, você pode ver algumas pessoas mais velhas ou de origem árabe pronunciando o Reish mais forte.

    2. Lívia Manggion
      19 de outubro de 2018
      Responder

      Boker tov, professor!

      A palavra “harbe” me deixou confusa. A consoante “rei” na transliteracao foi explicada como possuir som de R fraco, mas na traducao e’ escrita com H ao inves de R.

      O que eu nao entendi?

      (Desculpe a falta dos acentos ortograficos).

      • Dror Marko
        22 de outubro de 2018
        Responder

        Shalom Livia! No capítulo sobre as letras, eu expliquei que o Hei tem um som de “R fraco” (para facilitar para os brasileiros) ou H de inglês. Como é o inglês que quase sempre acaba sendo a língua estrangeira de referência, nas transliterações se convencionou o H. A letra que é associada ao R é o Reish. Inclusive, tem muitas palavras com a letra Hei que os israelenses a pronunciam tão fraca que fica muda, como H de português mesmo.
        Uma dica: A melhor forma para entender a pronúncia é ouvir bastante, porque a transliteração apenas ajuda, mas não dá conta de mostrar 100% o jeito como se pronuncia, visto que são línguas de fonéticas diferentes.

    3. Admin bar avatar
      Vitor de Oliveira Abreu
      12 de novembro de 2018
      Responder

      Prezado professor, excelente didática, não canso de admirar. Poderia me explicar uma coisa: Qual é a diferença entre:
      Harbê (muito)
      Rabá (muito)
      Me’od (muito)
      Existem nuances de diferença (tipo algo quantitativo, outro qualitativo ou intensivo, sei lá, etc.)??? Como sei que estou aplicando corretamente e quando? Sei que com tôv tem que ser o me’od (tôv me’od), sei que com todá tem que ser o rabá (todá rabá), mas sei por hábito e não por regra gramatical. Qual é o seu crivo técnico sobre o uso destes adjetivos?

      • Dror Marko
        16 de novembro de 2018
        Responder

        Oi Vitor. Tudo bem? Desculpe a demora. Vamos lá:

        Meod é qualitativo, ou seja, de intensidade (muito bonito, muito simpáticas, muito difícil).

        Harbê e Rabá possuem a mesma raiz e são quantitativos, sendo que harbê é uma palavra invariável (nesse caso não é bom comparar com português, pois em português varia: “muitos livros”, “muitas pessoas”, “muita comida”, mas em hebraico não varia, é tudo harbê). E rabá é uma palavra variável (tem singular masculino, sing. feminino, plural masculino e pl. feminino), funcionando como adjetivo – e, por ser adjetivo, vem depois do substantivo.

        • Guaraci Silveira Miazaki
          15 de dezembro de 2020
          Responder

          Shalom Moreh Dror.
          Fiquei maravilhada com essa explicação.
          A pergunta da colega foi muito boa.
          Aprendi muito!
          Muito obrigada.
          conforme estava lendo me lembrei da palavra RABIM רבים – nos Salmos 3
          מִזְמֹור לְדָוִד בְּבָרְחֹו מִפְּנֵי ׀ אַבְשָׁלֹום בְּנֹו׃
          יְהוָה מָה־רַבּוּ צָרָי רַבִּים קָמִים עָלָי׃
          רַבִּים אֹמְרִים לְנַפְשִׁי אֵין יְשׁוּעָתָה לֹּו בֵאלֹהִים סֶלָה׃
          Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
          Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus

          Salmos 3:1,2
          Bíblia Revista e Atualizada – João Ferreira de Almeida

    4. Um trio de Amores
      12 de abril de 2019
      Responder

      Essa aula foi tão esclarecedora que não há nenhuma dúvida! Esse curso de hebraico é excelente! Quando terminar, vou recomendar para várias pessoas!

      • Dror Marko
        14 de abril de 2019
        Responder

        Maravilha! Que bom que você considerou a aula esclarecedora, fico muito feliz!

    5. Admin bar avatar
      Júlio Andrade
      10 de outubro de 2019
      Responder

      Professor, de acordo com sua resposta à pergunta do colega acima acabei ficando curioso como seriam as formas variáveis (masculino e feminino singular e plural) da palavra rabá funcionando como adjetivo. Seria possível apenas como mérito de curiosidade você escrever e transliterar tais formas para mim para eu anotar por gentileza??? Desde já, grato.

      • Dror Marko
        13 de outubro de 2019
        Responder

        רב [rav], רבה [rabá], רבים [rabim], רבות [rabot]

    6. Admin bar avatar
      silvana ferreira
      10 de março de 2020
      Responder

      boa noite professor eu gostaria de tirar uma duvida.
      nas palavras comida , carro, calça
      ohél, mehonit ,mihnasain
      tenho duvidas sobre o h
      no hebraico porque é a letra kaf
      nao teria que ser a letra het ,
      fiquei confusa na hora da leitura

      • Dror Marko
        11 de março de 2020
        Responder

        Olá, Silvana! Esta letra tem dois sons, um é o som de K (quando tem o pontinho dentro) e o outro é um som gutural que não tem equivalente no português (eu usei o H para transliterar porque em vários lugares em Israel é essa letra que usam quando precisam transliterar, mas você também pode ver com CH ou KH). Dê uma conferida novamente no capítulo 1 pois lá eu mostro que esta letra tem dois sons, ok? Só mais uma coisa: na escrita do dia a dia não se usa os pontinhos, então para saber se é K ou H só conhecendo a palavra.

        • Admin bar avatar
          silvana ferreira
          15 de março de 2020
          Responder

          Entendi professor, muito obrigado. Abraço

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