Material Auxiliar (PDF): Capítulo 1 – atualizado em 15/11/2020
Seu PDF está disponível neste link. A SENHA É SEU E-MAIL DE INSCRIÇÃO. Se sua inscrição é recente, o material pode demorar até 1 dia para ficar disponível.
Shalom, Zenon! Nosso material é realmente único e foi desenvolvido a partir de minha experiência com alunos brasileiros. E está em constante aperfeiçoamento, de vez em quando damos uma melhorada numa coisinha aqui e outra ali. Se você tiver alguma sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail. Abraço! 🙂
eu não entendi muito bem o material,o que seria os pontos abaixo das letras ? por que tem umas que tem três pontos, no caso logo apos a tradução tem o exemplo (mãe) a pronuncia e íma?
Shalom, Osvaldo! Estes pontos são sinais massoréticos, que junto com outros pontos de sinalização são conhecidos como nekudot. Você vai aprender sobre eles no capítulo 2. A sua segunda pergunta não entendi muito bem. Poderia reformular? Mas observei que você disse “após a tradução tem o exemplo”. Na verdade, após o exemplo tem a tradução. Não esqueça que no hebraico a gente lê da direita para a esquerda, então numa tabela a gente começa vendo a coluna mais à direita e vai indo para a esquerda.
Shalom U’vrach/Paz e benção Osvaldo, os pontinhos abaixo de cada letra como disse ha moré/o professor são os sinais massoréticos/nikudotes, são eles que formam as vogais em cada sílaba: – patah a, T kamets ou kamat á, .. tsere e, . hireq i, holem vav o (o vav c/ ponto em cima), kubuts u (3 pontos em degrau), shurek (ponto no meio da letra vav tem som de u, como o daguesh) outros pontos são o daguesh (duplica as letras bgdkft), mapig, meteg, sheva etc cada um tem uma função diferente na leitura; são usados no Hebraico Bíblico (não no moderno) ou em textos/palavras bíblicos.
Shalom! Esse material é adaptado da apostila. A apostila tem mais coisas porque a apostila cobre mais assuntos, ela serve até alunos de nivel avançado. No entanto, tem algumas coisas que só tem nos PDFs, como algumas explicações um pouquinho mais mastigadas e gabaritos, por exemplo. No Módulo II os PDFs estão ainda mais bem trabalhados e certamente vamos aproveitar muitas dessas melhorias nas futuras reedições da apostila.
Olá. Sou novo por aqui. Estou gostando desses passos iniciais. Sei que o momento é de alfabetização mas sou bem curioso e percebi que no material aparecem duas formas da palavra “aqui” (כאן e פה), teria diferença em relação ao uso ou são utilizadas como sinônimos mesmo? Desde já agradeço.
Shalom, Professor! Acabei de ingressar no curso de hebraico, módulo 1. Não consigo baixar o PDF do Capítulo 1, aparece como “não disponível”. Como devo proceder?
Olá, Thiago! Os PDF’s dois dois primeiros capítulos demoram algumas horas, até um dia, para aparecer para quem acabou de entrar. Agora já estão disponíveis na sua conta. Bons estudos!
Gostaria de uma sugestão sobre o número médio de horas de estudo semanal para aprendizado inicial do hebraico. Levo ” surras impiedosas ” do alfabeto.
Aguma sugestão para decorar, fixar , discriminar letras tão semelhantes?
Eliene, eu não diria semanal, eu diria diário. O ideal é, de acordo com sua disponibilidade, estudar pelo menos um pouquinho todos os dias. E tentar dar mais gás em algum dia que você tiver possibilidade. A constância é o mais importante! Minha sugestão para decorar, fixar, discriminar, é: praticar bastante. Copiar no seu caderno as letras, pegar textos em hebraico e ficar identificando as letras (se tiver dúvida, volte para o material de estudo), tem também o joguinho que coloquei nos links extras. Também nos links extras, tem uma publicação no nosso facebook sobre as diferentes fontes. É tudo uma questão de treino e paciência 🙂
Shalom Themeron!
Por favor, verifique a resposta que enviamos para seu e-mail no dia 02/12/2020 (pode ter ido para o spam). Reenviamos hoje também. Ficamos felizes que tenha gostado dessas aulas que deixamos abertas ao público. Para ter acesso ao material em PDF, ao restante das aulas e a todos os outros recursos, é necessário estar matriculado. Enviamos a você as orientações sobre como efetivar sua matrícula. Abraço!
Finalizei a Aula 5: Resumo. Agora vi esse material que trata de pronomes demonstrativos. Quando abri vi que tem os sinais massoréticos e os pronomes. Minha dúvida é: Essa aula ainda vai ser dada após os sinais massoréticos?
Olá, Romerito. Você está vendo o material do Módulo II, no qual você também está inscrito mas ainda não começou. O material do Módulo I é o E-book (muita gente confunde porque aparece no fim da lista, ainda não conseguimos mudar isso).
Muito obrigado pelo esclarecimento. Estou gostando demais de aprender o hebraico moderno e não vejo a hora de poder começar a falar.
Como tem-me feito bem aprender esse idioma. Não vejo a hora de chegar o dia seguinte para dar continuidade.
Amo o hebraico e amo ISRAEL!! Oro todos os dias por essa nação e povo tão querido.
Olá hebraico sem fronteiras.
hoje 18/4/2021 também não consegui entrar na aula.
Tive pena , mas não sei como fazer. [email protected]
Obrigado pela ajuda que fico esperando.
Bai.
João, é melhor então você enviar um e-mail para [email protected] e informe um telefone para o qual possamos ligar para ajudar melhor. Sua conta está normal.
O que achei bem interessante foi que as letras vet,bet, haf kaf são apenas um tracinho que faz a difereça entre elas ja comseguir memorizar as duas primeiras aulas é maravilhoso
Maravilha, Maria! Sim, são pequenos detalhes que fazem a diferença! Mas acredito que, assim como vocês conseguiram memorizar as letras latinas, que também têm muitas semelhanças entre si (U e V, O e Q, X e K, G e C, etc), vocês também conseguem memorizar as letras em hebraico 🙂 É questão de exercitar.
shalom professor, gostaria de saber se tem como você mandar para mim esse material auxiliar para meu e_mail eu quero imprimi-lo so que não estou conseguindo aqui.
ja vou para o capitulo 2 ja conheço todas as letras maravilhoso.
Shalom Maria! Talvez você não esteja conseguindo abrir o material porque pede uma senha. A senha é seu próprio e-mail. Vou enviar para você, mas você vai precisar digitar a senha mesmo assim sempre que for abrir o arquivo, certo? Se precisar de ajuda, fale com a equipe no WhatsApp. Abraço!
Professor, não estou conseguindo acessar esse material do capítulo 1 do primeiro módulo, quando eu clico no link só aparecem opções de download dos materiais do segundo módulo. Comecei o curso na semana passada e estou gostando bastante, sempre revisando diariamente. Obrigado pela ajuda!
Shalom Gabriel! O material disponibilizado para o Módulo I inteiro após o período de 7 dias de experiência é um e-book. Verifique se não está no final da lista, é muito provável que esteja.
Boa noite professor, o material diz que a letra Álef pode ser pronunciada como consoante mas assumindo os sons de A/E/I/O/U. Não entendi como essa letra pode ser pronunciada como consoante sendo que seus sons são apenas vocálicos. Obrigado pela ajuda.
Shalom Gabriel! A letra Alef é uma consoante que precisa de uma vogal para formar uma sílaba. O som que ela vai assumir será o da vogal que a acompanha. Compare mais ou menos com a letra H do português, por exemplo. É uma consoante, certo? O som que vamos ouvir vai depender da vogal que está acompanhando. Espero que tenha entendido, se não, pode perguntar de novo, ok? Abraço!
Shalom Prof. eu notei que muitas vezes a letra que vc desenha no quadro é um pouco diferente da que aparece na gravação. Por exemplo, a letra Shin. No desenho seu as 3 barrinhas verticais são iguais. Na gravação ela aparece assim .ש, , ou seja a linha do meio encontra com a linha da esquerda.
Shalom Sonia! Parabéns pela observação, essa é a ideia! Assim como no português, quando se desenha “letra de forma” não fica exatamente igual à “letra de computador”. Mesmo porque a letra de computador tem diversas fontes, algumas cheias de detalhes, outras mais simples e outras simplesmente diferentes em uma coisa ou outra. O ideal é que você veja diferentes tipos de fontes para ir pegando quais detalhes são essenciais e quais não são. No e-book você encontra algumas, nos exercícios do quiz e nos links extras. No caso da letra Shin, por exemplo, não é fundamental que a linha do meio encontre a linha da esquerda, o importante é ter 3 linhas mais ou menos verticais (em fontes como Aharoni e Courier, por exemplo, elas são paralelas e também em muitas escritas à mão em “letra de forma”). É isso aí, continue firme!
Hoje conseguir baixar o material em PDF. Simplismente sensacional, material de altíssima qualidade didática excelente. Não é sem motivo que o povo judeu tem tamanha relevância no mundo. Parece que tudo que eles se propõem a fazer; o fazem com excelência. Parabens Professor e equipe!
Oi Prof, fui tentar baixar o ‘material auxiliar’ do capitulo 1 e estou recendo a seguinte mensagem “Unable to serve the file at this time. The file does not support watermarking.’ Ja tentei baixar no Mac e Windows pc, mas recebo a mesma msg nos dois sistemas. Tem como, por favor, mandar direto p meu email?
Bom dia professor Marco. Eu sou seu aluno João Monteiro da Felícia. Infelizmente o meu e-mail foi invadido e eu precisei de o eliminar. Por pouco tempo ainda está vivo, mas em breve vai desaparecer.
Agora o meu novo e-mail é [email protected]
Por favor coloque ele na entradas do material que devo usar para continuar o estudo do hebraico moderno para brasileiros. Não estou conseguindo entrar.
Obrigado. Bai
52 Comentários
Agora tem espaço para comentários 🙂 Fiquem à vontade para comentar e fazer perguntas.
amei a primeira aula e muito interessante sempre tive uma paixâo por esse idioma é maravilho e não é tão dificio
Maravilha, Maria! Fico muito feliz em saber que está gostando e realizando um desejo! Abraço!
AS PRIMEIRAS INSTRUÇÕES EM PDF É BEM DIFERENTE DE MATERIAIS POR MIM JÁ VISTO.
Shalom, Zenon! Nosso material é realmente único e foi desenvolvido a partir de minha experiência com alunos brasileiros. E está em constante aperfeiçoamento, de vez em quando damos uma melhorada numa coisinha aqui e outra ali. Se você tiver alguma sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail. Abraço! 🙂
Eu estava dando print das telas… esqueci que tinha este PDF. Adorei o espaço para praticar cada uma das letras!
Que bom, Renata! E que bom que você viu que tem o PDF, rs. Um abraço!
Eu não consegui encontrar o pdf, eu cliclei no link e procurei nas abas mas não achei.
eu não entendi muito bem o material,o que seria os pontos abaixo das letras ? por que tem umas que tem três pontos, no caso logo apos a tradução tem o exemplo (mãe) a pronuncia e íma?
Shalom, Osvaldo! Estes pontos são sinais massoréticos, que junto com outros pontos de sinalização são conhecidos como nekudot. Você vai aprender sobre eles no capítulo 2. A sua segunda pergunta não entendi muito bem. Poderia reformular? Mas observei que você disse “após a tradução tem o exemplo”. Na verdade, após o exemplo tem a tradução. Não esqueça que no hebraico a gente lê da direita para a esquerda, então numa tabela a gente começa vendo a coluna mais à direita e vai indo para a esquerda.
Shalom U’vrach/Paz e benção Osvaldo, os pontinhos abaixo de cada letra como disse ha moré/o professor são os sinais massoréticos/nikudotes, são eles que formam as vogais em cada sílaba: – patah a, T kamets ou kamat á, .. tsere e, . hireq i, holem vav o (o vav c/ ponto em cima), kubuts u (3 pontos em degrau), shurek (ponto no meio da letra vav tem som de u, como o daguesh) outros pontos são o daguesh (duplica as letras bgdkft), mapig, meteg, sheva etc cada um tem uma função diferente na leitura; são usados no Hebraico Bíblico (não no moderno) ou em textos/palavras bíblicos.
Estes PDFs com exercícios etc.. seriam a mesma coisa que a apostila? Ou a apostila tem mais coisas, que aqui são ditas nos vídeos?
Shalom! Esse material é adaptado da apostila. A apostila tem mais coisas porque a apostila cobre mais assuntos, ela serve até alunos de nivel avançado. No entanto, tem algumas coisas que só tem nos PDFs, como algumas explicações um pouquinho mais mastigadas e gabaritos, por exemplo. No Módulo II os PDFs estão ainda mais bem trabalhados e certamente vamos aproveitar muitas dessas melhorias nas futuras reedições da apostila.
Gostei do resumo em PDF, dá para fazer uma consulta rápida e aprender algumas palavras.
Que bom, Silvio! Seja bem vindo ao curso!
Shalom Professor, referente a apostila, onde posso baixa-la para imprimir em casa? Esse material auxiliar está demais!
Que bom que está gostando, Filipe! A apostila nós não temos disponível para download, só o material auxiliar mesmo.
Olá. Sou novo por aqui. Estou gostando desses passos iniciais. Sei que o momento é de alfabetização mas sou bem curioso e percebi que no material aparecem duas formas da palavra “aqui” (כאן e פה), teria diferença em relação ao uso ou são utilizadas como sinônimos mesmo? Desde já agradeço.
Shalom, Júlio! São sinônimos mesmo. Seja bem vindo!
Shalom, Professor! Acabei de ingressar no curso de hebraico, módulo 1. Não consigo baixar o PDF do Capítulo 1, aparece como “não disponível”. Como devo proceder?
Olá, Thiago! Os PDF’s dois dois primeiros capítulos demoram algumas horas, até um dia, para aparecer para quem acabou de entrar. Agora já estão disponíveis na sua conta. Bons estudos!
Gostaria de uma sugestão sobre o número médio de horas de estudo semanal para aprendizado inicial do hebraico. Levo ” surras impiedosas ” do alfabeto.
Aguma sugestão para decorar, fixar , discriminar letras tão semelhantes?
Obrigada
Eliene
Eliene, eu não diria semanal, eu diria diário. O ideal é, de acordo com sua disponibilidade, estudar pelo menos um pouquinho todos os dias. E tentar dar mais gás em algum dia que você tiver possibilidade. A constância é o mais importante! Minha sugestão para decorar, fixar, discriminar, é: praticar bastante. Copiar no seu caderno as letras, pegar textos em hebraico e ficar identificando as letras (se tiver dúvida, volte para o material de estudo), tem também o joguinho que coloquei nos links extras. Também nos links extras, tem uma publicação no nosso facebook sobre as diferentes fontes. É tudo uma questão de treino e paciência 🙂
Shalom professor Dror.
Excelente material de estudo. Parabéns!
Que o Altíssimo te ilumine a cada dia mais
para nos ensinar esse idioma tão lindo!
Muito obrigado, Guaraci! Fico feliz demais que esteja gostando!
ainda não achei o tal link do material, infelizmente.
Shalom Themeron!
Por favor, verifique a resposta que enviamos para seu e-mail no dia 02/12/2020 (pode ter ido para o spam). Reenviamos hoje também. Ficamos felizes que tenha gostado dessas aulas que deixamos abertas ao público. Para ter acesso ao material em PDF, ao restante das aulas e a todos os outros recursos, é necessário estar matriculado. Enviamos a você as orientações sobre como efetivar sua matrícula. Abraço!
Shalom Dror!
Finalizei a Aula 5: Resumo. Agora vi esse material que trata de pronomes demonstrativos. Quando abri vi que tem os sinais massoréticos e os pronomes. Minha dúvida é: Essa aula ainda vai ser dada após os sinais massoréticos?
Obrigado!
Cordialmente,
Romerito Oliveira
Olá, Romerito. Você está vendo o material do Módulo II, no qual você também está inscrito mas ainda não começou. O material do Módulo I é o E-book (muita gente confunde porque aparece no fim da lista, ainda não conseguimos mudar isso).
Muito obrigado pelo esclarecimento. Estou gostando demais de aprender o hebraico moderno e não vejo a hora de poder começar a falar.
Como tem-me feito bem aprender esse idioma. Não vejo a hora de chegar o dia seguinte para dar continuidade.
Amo o hebraico e amo ISRAEL!! Oro todos os dias por essa nação e povo tão querido.
Que bom ler isso, Romerito! Meu muito obrigado, também 🙂
Olá hebraico sem fronteiras.
hoje 18/4/2021 também não consegui entrar na aula.
Tive pena , mas não sei como fazer.
[email protected]
Obrigado pela ajuda que fico esperando.
Bai.
João, é melhor então você enviar um e-mail para [email protected] e informe um telefone para o qual possamos ligar para ajudar melhor. Sua conta está normal.
O que achei bem interessante foi que as letras vet,bet, haf kaf são apenas um tracinho que faz a difereça entre elas ja comseguir memorizar as duas primeiras aulas é maravilhoso
Maravilha, Maria! Sim, são pequenos detalhes que fazem a diferença! Mas acredito que, assim como vocês conseguiram memorizar as letras latinas, que também têm muitas semelhanças entre si (U e V, O e Q, X e K, G e C, etc), vocês também conseguem memorizar as letras em hebraico 🙂 É questão de exercitar.
shalom professor, gostaria de saber se tem como você mandar para mim esse material auxiliar para meu e_mail eu quero imprimi-lo so que não estou conseguindo aqui.
ja vou para o capitulo 2 ja conheço todas as letras maravilhoso.
Shalom Maria! Talvez você não esteja conseguindo abrir o material porque pede uma senha. A senha é seu próprio e-mail. Vou enviar para você, mas você vai precisar digitar a senha mesmo assim sempre que for abrir o arquivo, certo? Se precisar de ajuda, fale com a equipe no WhatsApp. Abraço!
Professor, não estou conseguindo acessar esse material do capítulo 1 do primeiro módulo, quando eu clico no link só aparecem opções de download dos materiais do segundo módulo. Comecei o curso na semana passada e estou gostando bastante, sempre revisando diariamente. Obrigado pela ajuda!
Shalom Gabriel! O material disponibilizado para o Módulo I inteiro após o período de 7 dias de experiência é um e-book. Verifique se não está no final da lista, é muito provável que esteja.
Boa noite professor, o material diz que a letra Álef pode ser pronunciada como consoante mas assumindo os sons de A/E/I/O/U. Não entendi como essa letra pode ser pronunciada como consoante sendo que seus sons são apenas vocálicos. Obrigado pela ajuda.
Shalom Gabriel! A letra Alef é uma consoante que precisa de uma vogal para formar uma sílaba. O som que ela vai assumir será o da vogal que a acompanha. Compare mais ou menos com a letra H do português, por exemplo. É uma consoante, certo? O som que vamos ouvir vai depender da vogal que está acompanhando. Espero que tenha entendido, se não, pode perguntar de novo, ok? Abraço!
Shalom Prof. eu notei que muitas vezes a letra que vc desenha no quadro é um pouco diferente da que aparece na gravação. Por exemplo, a letra Shin. No desenho seu as 3 barrinhas verticais são iguais. Na gravação ela aparece assim .ש, , ou seja a linha do meio encontra com a linha da esquerda.
Shalom Sonia! Parabéns pela observação, essa é a ideia! Assim como no português, quando se desenha “letra de forma” não fica exatamente igual à “letra de computador”. Mesmo porque a letra de computador tem diversas fontes, algumas cheias de detalhes, outras mais simples e outras simplesmente diferentes em uma coisa ou outra. O ideal é que você veja diferentes tipos de fontes para ir pegando quais detalhes são essenciais e quais não são. No e-book você encontra algumas, nos exercícios do quiz e nos links extras. No caso da letra Shin, por exemplo, não é fundamental que a linha do meio encontre a linha da esquerda, o importante é ter 3 linhas mais ou menos verticais (em fontes como Aharoni e Courier, por exemplo, elas são paralelas e também em muitas escritas à mão em “letra de forma”). É isso aí, continue firme!
Muito obrigada pela atenção da resposta.
Hoje conseguir baixar o material em PDF. Simplismente sensacional, material de altíssima qualidade didática excelente. Não é sem motivo que o povo judeu tem tamanha relevância no mundo. Parece que tudo que eles se propõem a fazer; o fazem com excelência. Parabens Professor e equipe!
Oi Prof, fui tentar baixar o ‘material auxiliar’ do capitulo 1 e estou recendo a seguinte mensagem “Unable to serve the file at this time. The file does not support watermarking.’ Ja tentei baixar no Mac e Windows pc, mas recebo a mesma msg nos dois sistemas. Tem como, por favor, mandar direto p meu email?
Desde ja agradeço.
Shalom Ana Paula! Está havendo um problema técnico com o download dos PDFs, já estamos atuando para resolver, ok? Até!
Gostando muito das aulas, só não consegui ainda baixar os PDF s, não aparece o link.
Ola professor, tudo bem? Nao estou conseguindo baixar of PDF do capitulo 1
Olá, Mafalda! Acredito que já conseguiu, não é? Se ainda tiver dificuldades, nos chame no whatsapp
Bom dia professor Marco. Eu sou seu aluno João Monteiro da Felícia. Infelizmente o meu e-mail foi invadido e eu precisei de o eliminar. Por pouco tempo ainda está vivo, mas em breve vai desaparecer.
Agora o meu novo e-mail é [email protected]
Por favor coloque ele na entradas do material que devo usar para continuar o estudo do hebraico moderno para brasileiros. Não estou conseguindo entrar.
Obrigado. Bai
Shalom Joao. A equipe técnica vai verificar isso. Abraço!