Como rodinhas de bicicleta, sinais massoréticos são úteis na alfabetização
Os sinais massoréticos são tão pouco usados que ficam escondidos no Word (imagem: Microsoft Office Word /modificada )
Todas as letras em hebraico são consoantes. Para poder ler, escrever e falar, existe um sistema de sinalização que indica os sons das vogais, chamado sistema de sinais massoréticos. Estes sinais são pontinhos (sinalizadores) adicionais que inserimos acima ou abaixo da letra, dependendo do caso, indicando a vogal a ser pronunciada.
Sistema gráfico milenar
A sinalização do hebraico é baseada na sinalização tiberiana, que foi um método gráfico criado por judeus da cidade Tibéria no começo da Idade Média marcando a pronúncia dos textos bíblicos. O nome massoréticos vem de massorá, que era um conjunto de comentários sobre escritos bíblicos cujo objetivo era criar uma versão única para todas as comunidades de Israel. O hebraico moderno usa a mesma sinalização mas com significados e regras diferentes do método original.
Modificações ao longo dos anos
O sistema usado pelos tiberianos há mais de um milênio já não reflete a pronúncia atual. Havia distinção entre sete vogais, mas atualmente há apenas cinco. Por causa dessa lacuna, hoje em dia vemos sinais diferentes sinalizando a mesma vogal. Só a vogal E, por exemplo, tem quatro sinalizadores. Ao todo, o sistema conta com aproximadamente 15 marcações diferentes. Clique na imagem abaixo para visualizar a tabela ampliada com os sinais massoréticos existentes no hebraico e suas respectivas pronúncias.
Então vou ter que decorar todos esses sinais?
No nosso método, optamos por não utilizar todos os vários tipos de sinais existentes. Utilizamos apenas um sinal para cada uma das cinco vogais e um para consoantes fechadas. Logo, é importante enfatizar que parte das palavras mostradas em nossas publicações (apostila, curso, posts do facebook, etc) não está com sua sinalização original. No entanto, a pronúncia de todas continua sendo corretamente indicada. Nosso objetivo é simplificar o aprendizado. Para saber como se pronunciam as palavras não há necessidade de decorar tantos tipos de sinais, os quais são utilizados apenas na fase de aprendizagem do idioma, na alfabetização. Depois, como rodinhas em bicicletas, são dispensados.
E onde os sinais massoréticos ainda são usados?
Hoje em dia, se usa a sinalização principalmente em dois casos:
- Para ajudar quem está aprendendo a ler e escrever em hebraico, como em livros infantis e publicações voltadas a pessoas recém chegadas a Israel;
- Quando há possibilidade de o leitor não entender uma palavra específica porque não é conhecida (palavras estrangeiras, por exemplo) ou porque sem sinalização a palavra é escrita de maneira idêntica a uma outra.
Em todos os outros casos – placas de rua, jornais, revistas, internet, manuais, cartas e livros que não sejam infantis ou específicos para os que estão se alfabetizando – as palavras são escritas sem esses sinais. Por isso que o ideal é que o estudante fique cada vez menos dependente deles.
Ler e escrever sem pontinhos? Mas como vou identificar as palavras?
As pessoas conseguem ler pelo contexto e porque as palavras são, literalmente, decoradas. Assim como decoramos a pronúncia do x em “exame” ou “vexame”. E assim como somos capazes de entender quando recebemos um SMS cheio de abreviações.
Não esqueça: usa-se os sinais massoréticos apenas para indicar como a palavra deve ser pronunciada, para quem ainda está se familiarizando com o idioma. Mas à medida em que adquire vocabulário, é fundamental que, aos poucos, a pessoa deixe de precisar dessas indicações. Ganhando, assim, fluência na leitura e escrita.
Shalom!
15 Comentários
Muito bom o comentário! Foi bem esclarecedor. Obrigado
que bom que foi útil!
Seja sempre bem vindo =)
eu estou muito muito satisfeita com a didatica do Professor Dror . A muito tempo venho tentando estudar hebraico, E agora com este curso maravilhoso ja decorei o alef bet todo. Eu estou muito muito satisfeita. Aprendendo muito!
Shalom, Carita! Puxa, fico muito feliz com seu comentário. Mais ainda em saber que está progredindo através do curso. Desejo que continue avançando e que o estudo seja uma atividade que dê alegria a você 🙂
Meu sonho está sendo realizado, aprender hebraico com nativo e a baixo custo! Encontrei o curso ideal para mim, moré Dror explica muito bem e sem enrolação. Finalmente perdi o medo de ler em hebraico, pois o módulo básico é excelente para alfabetizar. Tudo de Bom esse curso. Muito Satisfeito.
Shalom, Raimundo! Muito obrigado pelo comentário, que bom que está gostando! Grande abraço!
Estou amando o curso, não tenho encontrado dificuldades, as aulas não são chatas e os exemplos excelentes! Me surpreendo a cada dia, achei que seria praticamente impossível aprender e hoje me vejo distinguindo letra por letra do alefbet
Que bom saber que você está descobrindo que aprender hebraico é possível, Goreth! Que você mantenha o entusiasmo e a dedicação 😉
Abraço grande. Shalom!
Mas, se eu moro no Brasil, e não sei onde achar livros infantis?
Você pode encontrar na internet algumas publicações voltadas para crianças. O nosso material didático e curso online também conta com sinais massoréticos, pois são voltados para quem está aprendendo o idioma
Gostei do seu trabalho.
Posso ter o teclado virtual do hebraico.
Obrigado
No celular basta você ir nas configurações de idiomas e selecionar o hebraico da lista de idiomas. Vai estar escrito עברית . Para alternar entre o teclado em português e o teclado em hebraico vai depender do tipo de sistema que você tem. Quando estiver digitando algo, deve ter um símbolo de globo terrestre em algum lugar, geralmente é lá que alterna.
Já sou aluno aqui! Excelente curso!
Muito bom o texto!