Dror Marko

Jovem professor de hebraico, Dror Marko é israelense e chegou ao Brasil em 2012, se estabelecendo no Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais de três anos.

Além de lecionar em aulas particulares, idealizou e coordenou um curso presencial com turmas iniciantes e avançadas que funcionou por mais de dois anos no Clube Israelita Brasileiro, um dos maiores clubes do Brasil voltados à comunidade judaica e abertos à população em geral. Entre aulas presenciais e à distância, Dror tem acumulado experiência com centenas de alunos. Ainda no Rio de Janeiro, foi convidado a gravar vinhetas com dicas para os telespectadores da programação da Federação Israelita Brasileira e concedeu entrevista especial ao programa Gente Carioca, do canal televisivo Net Cidade. Seu curso também figurou em matéria do mesmo canal entre as melhores opções para o aprendizado do idioma hebraico.

Durante mais de quatro anos atuando como professor no país, aprendeu a conhecer as necessidades específicas dos brasileiros e desenvolveu um método de estudo próprio, através do qual qualquer pessoa interessada pode aprender, e que rendeu e vem rendendo bons resultados. Muitos de seus alunos puderam atingir objetivos como se comunicar com netos que moram em Israel, ampliar seu conhecimento em idiomas, ler trechos da bíblia, estudar kaballah. E até realizar sonhos como ir morar em Israel e serem aceitos em faculdades e em empregos que exigem conhecimento em hebraico no Brasil e no exterior. Também é de sua autoria o elogiado livro-texto Hebraico para Brasileiros , apostila em 400 páginas com conteúdo abrangente e original envolvendo gramática e exercícios.

Recentemente, Dror mudou-se do Rio e foi passar uma longa temporada nos EUA para se dedicar aos estudos em sua outra carreira, que é a música. O curso presencial no CIB foi descontinuado, no entanto o professor continua atuando com aulas à distância. Além disso, desde 2015, Dror vem trabalhando no desenvolvimento de um novo projeto, que é o de transformar sua experiência em vídeo-aulas para que outras pessoas falantes da língua portuguesa no Brasil e no mundo possam também ter a oportunidade de começar a aprender o hebraico. Fruto de um intenso trabalho em equipe, assim se iniciou a criação da Hebraico Sem Fronteiras.